Fonte: Jornal o Estado

Durante esta semana o futsal de base de Mato Grosso do Sul está marcando presença na competição mais importante da modalidade no país. A equipe sub-9 da Escola Pelezinho embarcou esta semana para a Taça Brasil de Futsal, que começou ontem (3) e segue até sábado, em João Pessoa, Paraíba. Ao todo, 12 estados enviaram representantes para a competição.

A delegação embarcou no domingo pela manhã com um total de 11 atletas e a comissão técnica, formada pelo técnico Geraldo Harada, com apoio do professor Júlio César, conhecido como Pelezinho. Para competir, é necessário ser campeão estadual da categoria. O time alviverde venceu em 2017, na cidade de Dourados, e se credenciou para representar o estado na competição nacional.

De acordo com o professor, essa é a segunda vez que se classificam para a Taça Brasil e, mesmo com o bom desempenho, é necessário que os “paitrocinadores” banquem as despesas das crianças. Apesar disso, o grupo está motivado. “A equipe é bem competitiva. Mas jogo é jogo, não sabemos como vão se portar lá na hora. Uma coisa é jogar no campeonato daqui e chegar lá e apresentar o mesmo desempenho.”

O técnico Harada conta que eles estão se preparando desde que foram campeões estaduais e se classificaram. “Chegamos ontem, então não foi possível realizar treinos aqui, mas a equipe está focada em fazer o melhor. Vendo o desempenho das outras equipes acredito muito em uma boa campanha de nossa parte.”

Em contrapartida, Pelezinho tem suas ressalvas. “Estava conversando com eles agora de manhã e já teve jogo lá, me parece que o time do Palmeiras é muito forte. O nível de competição deles lá é muito diferente, eles têm uma sequência de jogos com equipes de nível muito maior que a gente. Nós melhoramos o nível em Mato Grosso do Sul, lá, nós é quem temos de melhorar atrás deles.”

Ontem à noite o time jogou contra o time da casa, Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal da Paraíba, hoje joga às 15h15 contra a Associação Atlética Cabrobó Futsal, de Pernambuco, e na quinta, também às 15h15, contra a Associação Esportiva e Cultural Semear, do Ceará. Todos formam o grupo B da competição.

No estadual, a equipe está em segundo lugar com 4 pontos, empatado com a Funlec, primeira colocada do grupo A. No último jogo eles venceram por 9×1 contra ETI Ana Lúcia. No ano de 2018, o time já conquistou duas competições importantes: a Copa Pelezinho Estadual e Copa Chelsea, de forma invicta, o que aumenta a confiança dos atletas e comissão técnica, de acordo com o professor.

A escola atua em três regiões da cidade. A Unidade Chácara Cachoeira fica localizada na Rua Nero Lerina, 74. A Unidade Monte Castelo fica na Rua Brasil, 1493. Já a Unidade Amambaí fica na Rua Terenos, 435, próximo da Praça das Araras. O telefone para contato é (67) 3325-4349.